ÁGUA BOA
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Água Boa abre inscrições para programa que concede bolsas de estudo a universitários

Publicado em

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou nesta segunda-feira (3) o Edital nº 001/2026 do Programa Água Boa Universitária, uma iniciativa criada pela própria Secretaria com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino técnico e superior e garantir mais oportunidades de formação para os moradores do município. As inscrições estarão abertas entre os dias 5 e 19 de agosto, na Secretaria Municipal de Educação.

Instituído pela Lei Municipal nº 2.001/2026, o programa representa um importante investimento da Prefeitura na educação e na qualificação profissional da população. A proposta é oferecer apoio financeiro aos estudantes, reduzindo os custos com as mensalidades e contribuindo para que mais pessoas possam iniciar ou concluir sua graduação ou curso técnico.

As bolsas poderão custear até 50% do valor da mensalidade, considerando o pagamento em dia. O benefício será destinado exclusivamente ao pagamento das mensalidades, conforme a disponibilidade orçamentária do município e o Termo de Cooperação firmado com a instituição de ensino.

O Programa Água Boa Universitária foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação como uma política pública voltada à valorização da educação, entendendo que investir na formação dos cidadãos significa investir também no desenvolvimento econômico, social e humano de Água Boa.

Leia Também:  Carreta carregada com milho tomba na BR-158 em Alto Boa Vista

Podem participar estudantes que residam no município, estejam regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores presenciais da UNIMT, possuam renda familiar per capita de até três salários mínimos, não tenham diploma de curso superior e atendam aos demais requisitos estabelecidos no edital.

A seleção será realizada por uma Comissão Gestora, com base na análise da documentação e da situação socioeconômica dos candidatos, utilizando o Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS), que considera critérios como renda familiar, composição do núcleo familiar, despesas essenciais, participação em programas sociais e outras situações de vulnerabilidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua 1, nº 2301, Bairro Jardim Tropical, no prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os candidatos deverão apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula, comprovante do valor da mensalidade, certidão negativa de débitos municipais e comprovantes de renda, além dos demais documentos previstos no edital.

O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de agosto, e o resultado final está previsto para 2 de setembro.

Leia Também:  TCE mantém suspenso pregão de R$ 2,4 milhões de Campinápolis por indícios de fraude

Com a criação do Programa Água Boa Universitária, a Prefeitura de Água Boa reafirma seu compromisso com a educação, criando mecanismos para ampliar o acesso ao ensino técnico e superior e incentivar a permanência dos estudantes na universidade, formando profissionais que contribuirão para o crescimento e o desenvolvimento do município.

Veja o edital aqui

Cronograma

  • Publicação do edital: 3 de agosto
  • Inscrições: 5 a 19 de agosto
  • Resultado preliminar: 28 de agosto
  • Resultado final: 2 de setembro
Advertisement

Agua Boa

Horta Escolar fortalece educação ambiental e alimentação saudável nas escolas municipais de Água Boa

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação de Água Boa, está ampliando o projeto de Hortas Escolares nas unidades da rede municipal, transformando os espaços escolares em ambientes de aprendizagem, sustentabilidade e incentivo à alimentação saudável.

Mais do que produzir verduras, temperos e ervas, a iniciativa proporciona aos estudantes experiências práticas sobre o cuidado com a natureza, responsabilidade, trabalho em equipe e educação ambiental.

As crianças acompanham todas as etapas do cultivo, do preparo da terra à colheita, integrando teoria e prática em diversas áreas do conhecimento. Os alimentos produzidos também complementam a alimentação escolar, fortalecendo hábitos mais saudáveis entre os alunos.

Atualmente, as hortas já fazem parte da rotina das escolas municipais Antônio Eduardo, Bom Princípio, Izabel Zandoná, Ermindo Mendel, Cristalino, Cantinho da Alegria, Jandira, Professora Simone, Gisselda Trentin e Catarina Lúcia – ver fotos AQUI.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação que vai além da sala de aula, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e incentivando a construção de uma cultura de sustentabilidade desde a infância.

Leia Também:  Projeto Livro na Mão, Bola no Pé chega em Água Boa
Continuar lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA