ÁGUA BOA

INVERSÃO CLIMATICA

Sistema de monitoramento registra mais de 600 mil raios em apenas três dias em MT

Publicado em

Clima

Quedas de postes da rede elétrica após raios Foto: Energisa/Divulgação

Descargas elétricas foram provocadas por inversão climática. Rede elétrica do estado registrou 3,7 mil ocorrências, mais que o dobro do normal.

Mato Grosso registrou mais de 601 mil raios entre em apenas três dias da semana que passou.

As descargas elétricas foram causadas por uma inversão climática provocada por uma mudança na circulação de vento somada à chegada de frentes-frias ao Centro-Oeste que trouxeram temporais e ventos.

No período, foram registradas 3.700 ocorrências na rede elétrica do estado, como quedas de postes e equipamentos danificados, mais que o dobro do volume normal verificado.

As informações são do sistema de monitoramento climático que dá apoio à operação da concessionária de energia de Mato Grosso, a Energisa, que entrou em situação de contingência – uma força-tarefa de todos os setores – por causa do alto número de incidentes.

A região de Sinop foi a mais afetada. Municípios como Alta floresta, Paranaíta, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Novo Mundo registraram condições climáticas severas nos últimos dias, com volume de ocorrências quase quatro vezes maior que o normal. Porém, há ainda pontos de atenção nas regiões metropolitana e de Rondonópolis.

Leia Também:  Jovem de 22 anos é assassinado em Aragarças com seis tiros no início da madrugada

Segundo o climatologista Rodrigo Marques, que dá aula na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a alteração do tempo ocorre por causa da troca de estações, do inverno para o verão, mas quanto maior a diferença entre o ar frio que chega e o ar quente que já presente, mais fortes são o vento e a chuva gerados.

Podas
A concessionária de energia alerta que, com a volta da chuva, a vistoria e poda da vegetação quando os galhos estão próximos aos fios são essenciais. Isso para evitar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, aumentando o risco de acidentes.

Olho no Araguaia – G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Clima

Vendaval causa prejuízos no P.A Pingos D’água, em Querência

Publicados

em

Casas tiveram telhas arrancadas/quebradas durante ventania Foto: Reprodução

Casas foram destelhadas, aulas e atendimento odontológico suspensos

Chuva acompanhada de muito vento causou prejuízos no P.A Pingos D’agua, zona rural de Querência. Segundo relatos de moradores, a chuva teve início por volta das 15h desta quarta-feira e assustou muito a população.

Os prejuízos são grandes, casas destelhadas, móveis que acabaram sendo danificados por causa da chuva, e pessoas feridas durante o vendaval.

Imagens enviadas para a nossa equipe de reportagem mostram que o ginásio esportivo, o posto de saúde da comunidade e a escola estão entre os imóveis que sofreram danos.

Diante desse cenário, as aulas desta quinta-feira (16) foram suspensas, assim como o atendimento odontológioco que deveria ocorrer no posto de saúde nesta quinta e sexta-feira (17).

Olho no Araguaia – Olhar Alerta

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM prende suspeitos em flagrante por tentativa de furto a agência bancária em Primavera do Leste
Continue lendo

AGUA BOA

VALE DO ARAGUAIA

MATO GROSSO

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA